sexta-feira, 22 de abril de 2011

Receitas Pardas #1

Modismo

Evacuar

É uma deformação originada pelo desconhecimento da etimologia. Não se evacuam mortos e feridos, os espaços é que são evacuados, porque evacuar significa “esvaziar”; as pessoas não se esvaziam.

É correcto dizer:

O edifício foi evacuado.

É incorrecto dizer:

Os bombeiros tiveram de evacuar oito pessoas.

Lançamento "O Sonho de Voar"

O temporal desta 2.ª feira não impediu que dezenas de crianças e adultos se juntassem ao Zeca no Aeroporto de Lisboa para receber a estreia da Alfarroba nos livros infantis. Rute Fernandes realizou "O Sonho de Voar" numa festa em que a palavra foi entregue aos mais pequenos para falarem de aeroportos e aviões, sempre atentamente vigiados pelo Falcão Zeca!





domingo, 17 de abril de 2011

Lançamento "A Voz da Ilha"

Foi na forma de sonetos que uma voz da Ilha da Madeira se fez ouvir na Biblioteca Municipal da Quinta da Piedade, no passado dia 8 de Abril. O autor Paulo César Nunes semeou afecto pelos convidados que recheavam uma das salas do histórico Palácio da Quinta da Piedade.





terça-feira, 12 de abril de 2011

Receitas Pardas

A Alfarroba, por estar atenta a todas as mudanças que ocorrem na Língua Portuguesa, passará a desenvolver a rubrica “Receitas Pardas” tendo como finalidade orientar e regular o uso da língua, estabelecendo um padrão de escrita e de fala baseado em diversos critérios. A língua está sempre em evolução, o que muitas vezes resulta num distanciamento entre o que se usa efectivamente e o que fixam as normas. Isso não justifica, porém, o desleixo com o Conhecimento Explícito da Língua. Imprecisa ou não, existe uma norma culta, a qual deve ser conhecida e aplicada. Fiquem atentos!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

"Os Exploradores" vão à escola

No dia 23 de Março, a escritora Marina Santos, autora da colecção Exploradores, proporcionou um momento de leitura e apresentação dos seus livros no Liceu Passos Manuel, tendo participado no júri do Concurso de Leitura para o 2.º Ciclo. Muito obrigado pela presença e colaboração de todos os alunos.



Quem quer voar?



Novos versos na Alfarroba