segunda-feira, 31 de outubro de 2011

«Alenterra» - Comentário

Alenterra

Um outro livro sobre a guerra em Angola: Alenterra, de Rogério Pires de Carvalho.
Sugestivo o anonimato do narrador, em primeira pessoa, assim como o da ‘senhora’ a quem ele vai contando tudo o que lhe passou pela cabeça desde o dia em que embarcou até que iniciaram o regresso (nem todos, claro!), não sem um nó na garganta, por terem deixado atrás os dois canitos, inseparáveis companheiros dos longos dias dos longos dois anos em Mucondo… «Quanto mais conheço os homens…».
Não se relata apenas como um homem se pode ir transformando, até o simples sonho lhe ser impossível de ter. Nos muitos momentos de solidão, silêncio e medo, toda a vida do narrador ali perpassa, como um filme, desde que nasceu até que daqui o levaram.
Narrativa lancinante, esta – a prender-nos do princípio ao fim. Queremos saber tudo logo! Queremos consciencializar infinitos traumas. As cubatas incendiadas uma a uma. As fitas das metralhadoras despejadas num desespero. Guerra maldita – que jamais acabará na memória de quantos a viveram!


Publicado em Jornal de Cascais, nº 286, 19-10-2011, p. 4.

2.ª paragem do livro "Conto por Conto"

A 2.ª paragem do livro "Conto por Conto" foi na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha.

Contou com a presença de três dos cinco autores do livro: Alberto Pereira, Anabela Borges e José Ribeiro.

O próximo encontro será em Amarante.





terça-feira, 25 de outubro de 2011

Novo concurso literário - "O Rectângulo"



Imagine um rectângulo.
Pode até desenhá-lo. Coloque aí 10 milhões de seres humanos.
Agora ponha a coisa a funcionar.
Você tem o poder.
Cria uma organização chamada Estado? Com que funções? Como lhes paga? Cobra à restante população uma taxa? Quais os limites?
Esqueça históricos de modelos políticos. Faça a coisa ao seu jeito.
Chega de se queixar dos outros.
Crie o seu próprio modelo.


Até 31 de Dezembro de 2011, envie-nos o seu país, num máximo de 3000 palavras,
em ensaio, prosa, poesia, humor, ao seu estilo!
Os 10 rectângulos mais promissores serão editados em livro.
Para detalhes, informações e regulamento:

e-mail: geral@alfarroba.com.pt
telefone: 210 998 223

Os contos vão de viagem

1.º Aniversário Alfarroba

Não temos palavras, só temos memórias, momentos e registos. Registos de palavras, de frases e de livros.

Agradecemos a todos os presentes, aos amigos, aos familiares, aos leitores, aos autores e a todos os alfarrobeiros, pois a Alfarroba é vossa.

E também à Biblioteca de São Lázaro, à Flor de Talco e à Festa do Bolo.










sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Os presentes da Alfarroba vêm embrulhados em descontos

Apenas dias 22 e 23 de Outubro, os seguintes títulos têm 20 % de desconto, em pedidos enviados para:
geral@alfarroba.com.pt


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Quem se juntou connosco à festa!

A Alfarroba é feita de momentos, de palavras, de folhas e de quem a lê. Mas também é feita de outras pessoas e outras casas.

Na comemoração do nosso 1.º aniversários contámos com o apoio essencial de quem também gosta de ler, de quem tem páginas que, embora diferentes, compõem as folhas do nosso livro.

Biblioteca Municipal São Lázaro - Câmara Municipal de Lisboa


A Biblioteca Municipal de São Lázaro é a biblioteca pública mais antiga de Lisboa, criada em 1883. O charme da sala - com uma mesa hexagonal ao centro e as paredes cobertas de armários recheados de livros - foi enriquecido com a colecção Padre Ruela Pombo, doada à autarquia nos anos 50. A colecção inclui 5200 títulos em língua portuguesa, espanhola e francesa, publicados nos séculos XVII e XX, sobre a História de Portugal, os Descobrimentos, a Expansão e Colonização Portuguesa, Espanhola e Francesa, entre outros.

A Festa do Bolo de Sílvia Ferreira

O mundo doce da arte de trabalhar o açúcar! A Festa do Bolo é responsável pela criação original do bolo de aniversário da Alfarroba.

Flor de Talco de Patrícia Segade
O gosto pela decoração e o requinte do detalhe tornaram a Flor de Talco única na decoração e será responsável pela arte e decoração do evento.

Obrigada a todos.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Book Trailer - Conto por Conto

video

Aniversário Alfarroba



Lançamento do livro "Conto por Conto" - contos vencedores do concurso literário Alfarroba 2010/2011




No final de 2010 a Alfarroba lançou o concurso “Conto por Conto”. Cerca de 200 histórias depois, foram seleccionados os cinco contos que hoje reunimos neste livro.

São histórias repletas de histórias, palavras plenas de palavras, pessoas cheias de pessoas.

Porque ninguém está livre do que lhe pode acontecer. Porque há histórias que merecem ser contadas. Conto por conto.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Novos Livros - Revista de Leitores para Leitores: Sofia Marrafa Amaral | O Karma de Ser a Outra



Entrevista à Novos Livros.

1- O que representa, no contexto da sua obra, o livro «O karma de ser a outra»?
R-Este livro foi escrito à laia de desabafo quando, num momento de introspecção, me apercebi que algumas situações da minha vida se repetiam. Por duas vezes me envolvi em relações longas em que fui relegada para segundo plano. A dificuldade em lidar com os meus sentimentos por essas pessoas levou-me a explorar o pensamento do karma, o porquê da repetição, o aceitar ou não aceitar as situações que vivia.

2- Qual a ideia que esteve na origem do livro?
R-A dor que nos impele a reflectir e a necessidade do desabafo como ferramenta de introspecção. Daí a escrita sob forma de terapia e o querer partilhar situações e formas de pensar.

3-Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R-Tenho dois livros em carteira: Um ainda em fase de embrião, que relata episódios de corrupção e como algumas personagens chegam ao poder, relatando a que meios recorrem e do que são capazes para tal.
Um outro livro num tom totalmente diferente, mais divertido e pertencente a um universo distinto, o universo do meu filho. Pretendo com esta obra dar a conhecer os desafios de uma mãe solteira desde a ternura de se ser mãe e de ter conhecido finalmente o amor verdadeiro, à sensação de quase insanidade ao ponto de correr os estores para não ter a tentação de o fazer voar pela janela (risos). O título desta obra que já está na calha: "O karma de ser mãe do filho do outro") (risos novamente).

__________
Sofia Marrafa Amaral
O Karma de Ser a Outra
Alfarroba, 12€

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Novos Livros - Revista de Leitores para Leitores: "Alfarroba: uma editora para concretizar sonhos"



Entrevista à Novos Livros.

A Alfarroba é uma nova editora à procura do seu espaço no mercado português. Ainda não atingiu o seu primeiro ano de vida, mas os projectos prometem. Falámos com a sua editora geral, Andreia Salgueiro.

1 - Como descreve o projecto editorial que está na génese da Alfarroba?
R - Este projecto nasceu do sonho de concretizar sonhos. Os sonhos de novos autores que procuram um espaço onde sejam reconhecidos e apoiados e os sonhos de tantos leitores ávidos de novas palavras. Em cada projecto apostamos fortemente na relação com o autor, de forma à obra que vai ser publicada reflectir os seus desejos ao mesmo tempo sendo apelativa ao leitor, pelo que damos grande ênfase à construção gráfica de cada livro. Não nos querendo limitar à edição de livros, estamos neste momento a preparar o início de cursos de escrita criativa, onde esperamos continuar a apoiar escritores assumidos e em génese.

2-Em termos de géneros ou áreas temáticas, quais vão ser as principais apostas da editora?
R – Tendo já publicado diferentes géneros, que vão da crónica à poesia e ao livro técnico, os nossos destaques continuam a ser o romance e infanto/juvenil. Seguimos apostando fortemente na nossa colecção juvenil "O Clube dos Exploradores".

3-Para os próximos meses, que títulos ou autores têm em carteira para surpreender e conquistar os leitores portugueses?
R – Estamos nesta altura a preparar vários lançamentos e a festa do nosso primeiro aniversário onde lançaremos a colectânea de contos "Conto por conto" que reúne os contos vencedores do concurso que organizámos no ano de 2010. Teremos depois vários romances e obras infanto/juvenis que decerto agradarão aos leitores, pelo que convidamos todos a acompanharem-nos pelo facebook e blogue para ir sabendo as novidades passo a passo. No próximo ano contamos começar a editar também autores traduzidos.
_________

Web: www.alfarroba.com.pt

Novos Livros - Revista de Leitores para Leitores: "Marina Santos | Os Exploradores em Defesa do Rio"



Entrevista à Novos Livros.

1. O que representa, no contexto da sua obra, o livro “Os Exploradores em Defesa do Rio”?
R- Representa uma primeira abordagem à temática ecológica. Tratando-se de mais uma história do "O Clube dos Exploradores", com o devido mistério e habitual aventura, alerta para a necessidade de preservação da natureza. A maior parte da acção desenrola-se ao ar livre, num acampamento junto ao rio Lizandro, no qual se tem atenção com a resguardo daquele espaço, fazendo-se a devida reciclagem e protecção das águas.

2. Qual a ideia que esteve na origem deste livro?
R- O fascínio que sempre tive pelo tradicional acampamento junto à foz do rio Lizandro que ainda hoje se realiza durante a noite da 5.ª feira da espiga - feriado no concelho de Mafra.

3. Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R- A 10.ª história da colecção "O Clube dos Exploradores", intitulada "Os exploradores sob suspeita". A primeira aventura que não será passada no concelho de Mafra, mas sim em Lisboa, e que irá falar em muita bicharada e nas redes sociais.
__________
Marina Santos
Os Exploradores em Defesa do Rio
Alfarroba Comunicação, 11,10€

A "outra" que deu o que falar!

Dia 7 de Outubro a nossa autora Sofia Marrafa Amaral esteve no programa Boa Tarde da SIC a apresentar o seu/nosso livro "O karma de ser a outra" e deu muito o que falar! Ora vejam:


terça-feira, 4 de outubro de 2011

Algarroba



A Alfarroba traduz-se em Algarroba e está de partida para Madrid, onde vai mergulhar no meio de mais de 10 000 profissionais dos livros. Vamos estar na Liber - Feria Internacional del Libro, o maior encontro do mundo editorial de língua espanhola.

domingo, 2 de outubro de 2011

Folhas que se querem ler

Faz hoje 1 ano que foram lançados os dois primeiros livros da Alfarroba Edições:

"Um Brinquedo para Aglael e Daimon" de Eugénio Bernardes
e
"O Clube dos Exploradores" de Marina Santos.

Continuamos a trabalhar para os leitores, pois as nossa folhas são "folhas que se querem ler".