segunda-feira, 26 de março de 2012

Ao Domingo com... Ricardo Tomaz Alves

Ao Domingo com... Ricardo Tomaz Alves



Lembro-me de, no meu 5.º ano de escolaridade, a Professora de Língua Portuguesa mandar como trabalho de casa semanal a escrita de um texto criativo, que seria posteriormente lido para os colegas, e de estes, aquando da minha primeira leitura, terem gostado bastante da história que ouviram. A partir daí, em vez de se disponibilizarem para ler os seus textos sempre que a Professora pedia um voluntário, preferiam escolher-me a mim para ler o que escrevera, para ouvirem. Desde então que percebi que talvez tivesse algum jeito para a escrita e sempre que me perguntavam o que queria ser, respondia “escritor”.


No final do secundário o “bichinho” voltou e, se queria ser escritor como sempre dissera, não podia fazer outra coisa se não escrever. Foi o que fiz, com todo o empenho e dedicação, acabando por iniciar o que seria o meu primeiro livro, um romance fantástico intitulado “Rio Equilibrium”. Foi uma sensação incrível, tanto a de escrever como a de terminar o livro, porém sabia que não podia depender de uma única obra para ser publicado, tendo então de continuar a escrever, mais e melhor, para convencer as editoras. Não pretendo ser um escritor de estilo único, porque que acabaria por oferecer sempre mais do mesmo ao leitor, mas antes do género multifacetado, explorando vários estilos. Por essa razão, depois de “Rio Equilibrium” escrevi uma autobiografia enquanto músico, um romance, um livro de contos e um ensaio.


Perto do final de 2011 a Alfarroba Edições reconheceu valor no livro “A Devota”, que conta uma história passada nos subúrbios e vila de Sintra, em locais secretos que desafiam a imaginação e que retratam a luta interior de uma jovem que terá de ultrapassar as difíceis fases da infância e adolescência enquanto enfrenta a luta interior de acreditar ou não no que lhe é dito e ensinado, enfrentando vários desafios à sua fé e psique.


Ricardo Tomaz Alves

Sem comentários: