sexta-feira, 30 de maio de 2014

Sim, foi mágico (e delicioso)

O lançamento do livro «As bolachas mágicas da avó Inácia» foi um momento mágico e, também, delicioso. Com a presença de leitores pequenos e grandes, a sala da Biblioteca de São Lázaro ficou cheia para ouvir o autor - Francisco Caeiro - o «contador» - Manuel Almas - e a representante da Alfarroba - Andreia Varela. Houve ainda vivas para a ilustradora - Mafalda Matias - e para o chef responsável pelas bolachas - Rui Pereira - nham, nham!








Surpresa boa

Às vezes temos surpresas destas durante as nossas atividades. Esta foi feita durante a sessão de lançamento do livro «As bolachas mágicas da avó Inácia». Obrigada ao artista José Barreiros. :)




quinta-feira, 29 de maio de 2014

Feira do Livro

A ALFARROBA estará presente na Feira do Livro de Lisboa, no Pavilhão B40 (Lello Editores), com descontos e atividades à volta de livros.


De todas as cores

Depois da coleção Clube dos Exploradores, que conta já com 9 títulos publicados, a autora Marina Santos surge com uma história para os mais pequenos, com ilustrações de Sandra Figueiredo. O lançamento do livro «Sala Amarela» será este sábado, dia 31 de maio, pelas 15.00, no Jardim de Infância de Ribamar, em Ribamar. Esperamos a vossa companhia; vamos ouvir a história, brincar e comemorara o Dia da Criança!




quarta-feira, 28 de maio de 2014

No estendal

Este sábado mais uma história da Alfarroba no Estendal das Histórias de Paços de Ferreira. Desta vez é o livro «O cágado sonhador que queria ser aviador», de Carlos Nuno Granja.



Afetos

Há institutos de estatística, de educação, de ciência, de cultura, de meteorologia, de segurança social... Institutos politécnicos, institutos de línguas, institutos de emprego e formação profissional... Mas especial, muito especial, é o instituto que os BICHOS visitaram: o Instituto dos Afetos! Nunca passara pela cabeça dos Bichos que houvesse um instituto assim, mas há mesmo. Fica em Caparide e pertence ao Centro Comunitário de Tires. E foi mesmo um verdadeiro mergulho em afetos. Meninos e meninas de um, dois e três anos a conviver com a joaninha, a borboleta, o caracol... Foi simplesmente maravilhoso! Todos os institutos do mundo deveriam ser assim!











Pelo mundo

O nosso autor Pedro Jardim enviou-nos «As viagens do Dragão Rouxinol.» É ou não é um dragão viajado?



Foi assim

Hoje de manhã foi assim: a apresentação aos alunos de «Nunca serei velho» com Ilídio Carreira na EB2,3 E.B.2.3 de Argoncilhe.


segunda-feira, 26 de maio de 2014

Miminhos da ervilha Doroteia

A ervilha Doroteia agradece todos os miminhos que lhe têm dado pelas escolas onde passa.



O regresso dos Bichos

Na sexta-feira passada, os Bichos do livro «Bichos sem conta» regressaram ao Centro Escolar de São Francisco, em Alcochete, para mais dois encontros.
Desta vez, encontraram-se com alunos do 1.º ano, que levaram e ofereceram muitos desenhos que fizeram sobre bichos e até mostraram como já sabem ler, tendo lido os poemas da joaninha, dos caracóis, das formigas e do mosquito!







sexta-feira, 23 de maio de 2014

Deixem-me passar

No passado dia 10 de maio, na biblioteca de São Domingos de Rana, o livro «Deixem-me passar», da autoria de João de Vasconcelos, viu uma sala cheia de leitores.









quinta-feira, 22 de maio de 2014

Uma comemoração

Hoje, dia do Autor Português, A Ervilha Doroteia foi conhecer novos amigos na EB1/JI do Vale Grande. Uma manhã muito bem passada em excelente companhia. Muitas ervilhas, flores e até pulseiras de elástico.





E a magia continua...

E a magia continua... 2.ª edição do livro «A borboleta mágica» de Odete Canha.




Sessão Pintástica

Ontem, «O Pintas e o osso de dinossauro» e João Cunha Silva, o seu autor, andaram por Cabeceiras de Basto. Foi muito bom levar a história a um sítio tão especial, como o Centro Social de Cabeceiras de Basto, onde os meninos são tratados de forma «pintástica».




 

Bichos na escola

Na semana passada, os BICHOS foram encontrar-se com uns bichinhos do Centro Escolar de S. Francisco. E que belos eram estes bichinhos humanos de três, quatro e cinco anos que normalmente chamamos meninos e meninas... Ouviram, contaram coisas, fizeram perguntas, mostraram e ofereceram um fantástico painel que fizeram sobre os vários bichos do livro «Bichos sem conta», até disseram o poema da joaninha... No fim, todos levaram caracóis origami para mais tarde colorirem.