sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Conto por Conto



Vamos conhecer já os 5 vencedores no próximo dia 31 Janeiro. Fiquem atentos!

Mais uma vez... "Amo-te"


Ouvir amo-te é bom. Sentir muitos amo-te é extraordinário. Ler amo-te é o desafio!
Diário de Coimbra

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Os Reis Magos estão de partida...

... mas antes de irem embora, ainda têm uma oferenda para fazer!


Passatempo Reis Magos

Esta semana temos um cabaz patrocinado pela Alfarroba Edições, que contribuiu com 3 livros:

- O Clube dos Exploradores de Marina Santos
- Os Exploradores em Acção de Marina Santos
- Professores Que Marcam a Diferença de Maria João Lapo

"A Mulher do Capitão" - novidades

Opinião

Segredo dos Livros


Sinopse

O onde são as quentes noites de uma pequena vila no norte de Angola. O quando é a Guerra Colonial. O quem são homens e mulheres que se cruzam numa teia de amor, paixão, ódio e traição. O porquê ninguém o conhece.
Este é um romance intenso, apaixonante, que transporta o leitor a um tempo de amores proibidos e sentimentos fortes, mas também de relações de aparências, guerra e morte.
Porque há histórias de amor que têm de ser contadas.


Opinião

Ela sempre tinha sido bela. Um pescoço comprido, umas pernas de deixar qualquer um a deitar água da boca, umas mãos delicadas, uma doçura que fazia tudo com que todos a quisessem proteger. Foi isso que fez o capitão pedi-la em casamento. Sem saber se estava a seguir o coração ou a cabeça, aceita. Mas nem tudo corre bem, quando descobre os diversos casos do marido e quando, finalmente, o seu coração se decide por alguém após estar casada. O alferes é um bom homem, belo, querido, apaixonado e muito dedicado, que lhe mostra o que é o verdadeiro afecto e carinho que vem com a palavra amor. Mas o ciúme alheio, a vergonha e a suposta honra tudo fazem para os afastar, algo que acaba por acontecer.

Este é, sem dúvida, um daqueles bons livros para qualquer apaixonado! Nunca tinha lido nada deste autor, mas gostei da estreia. É um romance belíssimo, apaixonante e muito sentimentalista , que demonstra um amor que muito lutou e tudo ultrapassou, até que o ciúme alheio e injustificado se põe à sua frente e promete estragar tudo... A escrita do autor é belíssima, muito cuidada, com aquele "quê" que procuramos nos livros.

Leitores românticos, têm que o ler!! Os que teimam que não são românticos, vão ver que este livro vos vai tocar os corações!!


Passatempo

Prazer da leitura


O Prazer da Leitura em conjunto com a Alfarroba Edições, tem para oferecer um livro "A Mulher do Capitão" de Ludgero Nascimento dos Santos.

Os Exploradores em Acção - opinião

O meu diário de leitura

Sinopse

“Os Exploradores em Acção”, de Marina Santos e com ilustrações de Filipa Cabral, surge no seguimento do primeiro volume da colecção “Clube dos Exploradores”.
Na bonita vila azul da Ericeira, alguma coisa perturba a alegria da quadra do Natal: uma criança que precisa de ajuda e um grupo de assaltantes rondando.


Opinião

Este livro foi oferecido pela Alfarroba Edições, que mais uma vez apoiou o Prazer da Leitura na continuação do trabalho desenvolvido na divulgação de livros e mais em concreto, autores nacionais.

Após a leitura do primeiro volume desta colecção, não poderia estar mais surpreendida. A evolução que detectei de um volume para o outro é impressionante.

Este segundo volume é “fabulástico”.

Perguntam vocês. Que tipo de termo é este? Será que vem no dicionário? Não vem no dicionário, é linguagem de Explorador para Explorador.

Tinha referido na opinião do primeiro volume, “O Clube dos Exploradores”, que a escritora Marina Santos dava no decorrer da narrativa alguns conselhos, algumas lições e que aproximavam este livro, de um livro infanto-juvenil. De facto, neste segundo volume esta característica é mais notável, mas atrevo-me a dizer que é para mim uma qualidade que distingue esta colecção das que estamos habituados a ver e as quais todos conhecemos.

É tão importante oferecer uma boa leitura aos nossos jovens, como é o facto de estes poderem retirar delas lições importantes. Numa sociedade em que os mais novos quase não sabem o que é um livro, a não ser os livros da escola, é essencial que estes tenham todas as qualidades necessárias para despontar o prazer pela leitura. Esta colecção tem isso mesmo, acho que tem o poder de colocar algumas PlayStations de férias.

Posso dizer que neste volume, os Exploradores nas suas férias de Natal, deparam-se com várias situações, muitos mistérios e claro muita acção. Temos pontos de grande referência, tais como, maus tratos infantis, a importância do acto de dar sangue e a separação.

Apesar do tipo de temas, esta escritora expõem estas situações de forma suave, nada de grandes dramatismos e excessos. Tive a felicidade de falar um pouco com a escritora Marina Santos e disse-lhe que era filha de pais separados, quando era mais nova tinha muitas dúvidas e medos. Nesta história temos um contacto com esta realidade, mas esta escritora mostra o que de bom podemos tirar de uma situação que por si é má. Este é o exemplo de como a realidade é trabalhada nestes livros e das lições de deles podemos tirar, tais como: A separação não é um corte de laços afectivos, para alguns é o inicio de novas relações.

Não poderia deixar de elogiar mais uma vez o trabalho fantástico da Filipa Cabral, as ilustrações são maravilhosas.

Recomendo vivamente este livro. Se a minha avó fosse viva e eu fosse um pouco mais nova, decerto me iria comprar estes livros para eu ler e lhe fazer num serão o resumo da história (só mesmo para garantir que o tinha lido). Iria ser muito divertido…

Agora espero ansiosa por novidades!!


Site da Colecção: http://www.clubedosexploradores.com.pt

Página do Facebook:
http://www.facebook.com/pages/O-Clube-dos-Exploradores/163153363699786

domingo, 23 de janeiro de 2011

Os Exploradores - opinião

O prazer da leitura

Sinopse

"O Clube dos Exploradores", de Marina Santos e com ilustrações de Filipa Cabral, é uma história sobre um grupo de sete jovens. Pretende ser o primeiro livro de uma saga de mistério, aventura e amizade.
Destacam-se as características educacionais deste livro, pontuadas nas acções dos seus protagonistas. O jovem leitor terá oportunidade de se identificar com estes heróis, viver as suas histórias e os locais onde a acção de desenrola.

Opinião

Este livro foi oferecido pela Alfarroba Edições, que mais uma vez apoiou o Prazer da Leitura na continuação do trabalho desenvolvido na divulgação de livros e mais em concreto, autores nacionais.
Adorei esta leitura.
Apesar de se tratar de um livro infanto-juvenil, para quem gosta deste tipo de leitura, não tem qualquer importância. É uma aventura com uma escrita muito natural e não infanto-juvenil, sendo que os únicos pormenores em que esta se aproxima mais deste estilo, são alguns dos conselhos que a escritora Marina Santos nos vai dando no decorrer da narrativa. Conselhos de como havemos de agir perante algumas situações, como o sol, os estranhos, etc…nada que uma pessoa adulta terá a obrigação de saber.
O que é certo é que tinha imensas saudades de ler uma aventura como esta pois nela somos convidados e estimulados, para em conjunto com o grupo, desvendar mistérios e juntar pistas. Não era só este grupo que tirava as suas conclusões, fiquei tão absorvida nesta leitura que até eu já tinha os meus próprios suspeitos. Para o fim já sentia que fazia parte deste Clube de Exploradores, composto por : Fedra, Elsa, Miguel, Tiago, Rita, Patrícia, André, Joana e os seus cães, Marty e Gi.
O cenário não poderia ser mais bonito, a vila da Ericeira. No decorrer desta aventura temos a oportunidade de conhecer melhor não só esta terra maravilhosa, que foi a escolhida para as férias de Verão do grupo, mas também somos levados a passear por Lisboa e Peniche.
Outro aspecto que me fascinou nesta obra foram as ilustrações, um trabalho fantástico de Filipa Cabral. De forma muito simples, marca todos os capítulos com um desenho de uma personagem ou algo alusivo ao acontecimento.
Após a leitura deste primeiro volume da Colecção do Clube dos Exploradores, é quase inevitável não passar para a leitura do segundo volume e desejar que o terceiro chegue depressa.
Recomendo, aos miúdos e graúdos também.

Site da Colecção: http://www.clubedosexploradores.com.pt

Página do Facebook:
http://www.facebook.com/pages/O-Clube-dos-Exploradores/163153363699786

Passatempo " A Mulher do Capitão"

O Passatempo "A Mulher do Capitão" do nosso parceiro http://d311nh4.blogspot.com chegou ao fim com 206 participações. A Alfarroba envia os parabéns ao vencedor, Miguel Monteiro Saraiva de Coimbra.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A Alfarroba na boca do mundo

A propósito das edições de "Alenterra" e "Amo-te", os seus autores Rogério Pires de Carvalho e Salomé Pita foram entrevistados respectivamente pelo jornal Reconquista e pelo Diário de Coimbra.

As entrevistas podem ser lidas clicando nas imagens abaixo.



segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

"O amor é beijinhos e abraços"

As palavras da autora Salomé Pita encheram o Pavilhão Centro de Portugal em Coimbra para se falar de amor. Uma obra que une o romance e a poesia, "Amo-te" fez despertar as emoções dos presentes, que, com a voz amaciada por uma edição do Licor Beirão alusiva ao livro, quiseram partilhar entre todos o que entendem por Amor. E a última pessoa a falar deu a definição mais singela e desconcertante numa voz de criança: "o amor é beijinhos e abraços".







segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O Amor vai chegar aos livros


Já este sábado!
E os primeiros a aparecer vão ser os primeiros a ganhar.

domingo, 9 de janeiro de 2011