Autora: Marina Santos
Editora: Alfarroba
Sinopse:
Na  Bonita vila Piscatória da Ericeira, os membros do " Clube dos   Exploradores" passeiam, divertem-se e reúnem-se secretamente na sua   gruta. Mas o mistério paira no ar e estão prestes a viver a primeira   aventura… Para que servirá a " pasta                            esquisita" ?... 
Opinião:
Bem  ao estilo de "Os Sete" e de "Os Cinco", que a autora assume abertamente  no inicio da história, surge o primeiro volume da colecção "O Clube dos  Exploradores". Como grande fã que fui destas duas séries enquanto  criança e jovem, foi com alguma saudade que revi nesta história muitos  dos pontos fortes que me apaixonaram então. Uma leitura que começou um  pouco forçada (já não sou a criança que fui) tornou-se fluída,  desaparecendo a sensação de dejá-vu à medida que a história se vai  desenrolando. Gostei especialmente da localização da acção, em terras  bem portuguesas, sendo fácil a localização e a identificação pelo  reconhecimento de locais conhecidos ou já visitados (um ponto forte dos  livros de "Uma Aventura", outra série que trago no coração). 
Terminada  a leitura, fico com a impressão de que esta será uma boa série, com  potencial para aliciar facilmente a faixa etária a que se destina.
Para  quem tem filhos, irmão, primos, afilhados, conhecidos, enteados (etc)  na fase da descoberta da leitura, vale a pena apostar nesta série!