segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Novos Livros - Revista de Leitores para Leitores: Paula Santos | "eu+tu=1"

Entrevista à Revista Novos Livros

1- O que representa, no contexto da sua obra, o livro «Eu+Tu+1»?
R- Representa um sonho de menina realizado. Desde criança que adoro ler e escrever e vejo reflectido neste livro o resultado de muitas horas de trabalho e dedicação, o que me faz reconhecer que quando lutamos por algo e trabalhamos por isso, os sonhos ganham vida! Lembro-me que há cerca de dois anos, quando acabei de escrever o "eu+tu=1" enviei-o para muitas editoras. Até que finalmente recebi uma resposta positiva da Alfarroba. É óbvio que fiquei muito contente, pois já estava a pensar em desistir. Penso que em Portugal se aposta pouco nos novos autores. A Alfarroba foi uma agradável surpresa! Este livro, apesar de ser uma comédia romântica aborda também temas muito fortes da nossa actualidade. A preocupação excessiva com a aparência, o tentar copiar os famosos, as relações parentais, etc. Creio que nos faz pensar um "bocadinho" na forma pela qual conduzimos a nossa vida.

2- Qual a ideia que esteve na origem do livro?
R-Comecei por escrever um pequeno conto para um concurso literário. Mais tarde, já com a ideia de escrever um livro peguei nesse conto e desenvolvi-o até se tornar no "eu+tu=1". Sempre gostei muito de comédias românticas e ao escrever este livro, imaginei-o como um filme. Na minha cabeça, vejo a Maria e o Nuno (as personagens principais do livro) com um rosto, com sentimentos, com uma vida. Lembro-me perfeitamente que ao escrever certas "cenas" me ri sozinha, pois consegui imaginar as personagens naquelas situações. Aquando do lançamento do livro na Moita, a Andreia (editora Alfarroba) disse que era uma pena não haver uma imagem do Nuno no livro, pois isso disparariao número de vendas! E quem ler o livro, vai perceber porquê! Como referi anteriormente, este livro apesar de ser uma comédia aborda temas mais sérios e foi uma oportunidade de fazer chegar a um maior número de pessoas, certos pontos de vista meus acerca de temas bastante actuais.

3-Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R-Além do meu blogue onde escrevo quase diariamente, já comecei a escrever outro livro. Uma comédia menos romântica, mas igualmente interessante e de fácil leitura. A minha imagem de marca! Desta vez a polícia é envolvida na trama e mais não posso dizer. Tal como quando escrevi o "eu+tu=1", a história dá muitas voltas e o final que neste momento tenho em mente pode alterar-se. Mas estou entusiasmada com as ideias que estou a ter e acho que o resultado vai ser muito bom!
__________
Paula Santos
Eu+Tu=1
Alfarroba 12€

Sem comentários: