quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Mil Estrelas No Colo - Entrevista ao autor do livro "Amor carnal" - Pedro Pinto


Mil Estrelas No Colo - Entrevista ao autor do livro "Amor carnal" - Pedro Pinto


O autor Pedro Pinto gentilmente cedeu responder a algumas questões e aqui está o resultado. Espero que gostem, é desta forma que vamos conhecendo os mais recentes escritores da nossa geração.

1- Fala um pouco sobre ti:
Pedro Pinto (eu), é um jovem de 35 anos que finalmente teve a "coragem" de mostrar as divagações, os pensamentos, pujantes; no fundo, o que lhe vai na alma.

Ficção; sim, é ficção, da mais pura, ainda que estas e outras histórias pudessem ter sido vividas por cada um de nós: será que não foram?

Perdido, deambulando, pela cidade de Lisboa, encontra (encontro) imagens, quase que snapshots, de inspiração para a escrita.

Gosto de impactar sensações nas pessoas, gosto de sentir o feedback - até que ponto é que as pessoas (cada um de nós) consegue desafiar-se, consegue sair "outside the box"?

2 - Quais as tuas influências e qual o teu género literário favorito?
As minhas influências são multiplas; posso referia Pedro Chagas Freitas, Francisco Salgueiro, Irvin D. Yalom ou até o Haruki Murakami - são influências "melting pot"

3 - Quando soubeste que querias ser escritor e como foi o teu início na escrita?
Desde adolescente que escrevo, escrevi sempre na penumbra (sem mostrar); inicialmente, no começo é estranho partilhar o que produzimos, com o tempo torna-se real / natural, torna-se como o oxigénio que respiramos - e assim tudo começa, assim tudo teve inicio.

4 - Tens uma rotina ou horário de escrita ou deixas simplesmente a imaginação fluir?
Sendo o escrever uma forma de respirar, fazê-lo não tem horário; escrever pode ocorrer na situação mais caricata possível de imaginar; contudo, à noite as ideias tendem a fervilhar com mais intensidade.

5 - Por favor, fala-nos sobre o teu livro. Como surgiu a ideia inicial?
Quando escuto falar de amor, oiço sempre um formato doce, uma esfera idílica, por vezes - quanto a mim - mais do mesmo; na obra, no livro, abordo outras formas mais "vivas" de amor, outros formatos, sem ter medo de represálias, desprovido de qualquer puritanismo - falo de prazer e todo o sentimento "escondido" nas entrelinhas do mesmo.

6 - Quais os teus projetos futuros?
Ao nível da escrita existe um romance, ainda em fase embrionária; possivelmente bem diferente do "Amor Carnal", talvez mais próximo dos jovens, certamente passível de ser vivenciado ao ser lido.

7 - Que conselhos darias às pessoas que sonham um dia verem os seus livros publicados?
Persistência, sem dó: persistência! - jamais desistir ao primeiro não.

Perguntas rápidas:
Um livro: Mentiras no Divã - Irvin D. Yalom
Um autor (a): Irvin D. Yalom, Salman Rushdie, Haruki Murakami
Um ator ou atriz: Jeremy Irons
Um filme: Lost in Translation - Sofia Coppola
Um dia especial: 10 Fevereiro de 2012 - Lançamento do livro "Amor Carnal"
Um desejo: Continuar a escrever: sempre!

Sem comentários: