quinta-feira, 2 de maio de 2013

"O menino dos dedos tristes" em terras com sal e praia

Esta semana estive em Cabo Verde... na Cidade da Praia...
Ainda antes de partirmos, a minha mãe falou-me da cor do céu e dos cheiros que só existem em África.
Não imaginava que tais sensações fossem tão intensas!
Mal chegámos, já noite cerrada, fomos saudados por aquele cheiro doce que toca na pele e nela se entranha para fazer dançar o sangue nas veias. A minha mãe explicou que tal só acontece a quem é filho de terras africanas e se eu também o senti é porque em mim há marcas de um tempo distante em que a minha mãe e os meus avós por lá passaram.
Será essa a razão pelo qual me senti tão bem em Cabo Verde?
Talvez sim, mas muito mais aconteceu para que eu tenha gostado tanto desta viagem.



Conheci gente maravilhosa e uma realidade que me deu ainda mais vontade de existir!
Em Cabo Verde há muitos meninos de dedos tristes. Lá também há falta de materiais em formato alternativo para milhares de crianças (e adultos) com necessidades específicas.
Sim! Aprendi esse termo "necessidades específicas"... e gostei!
Afinal, necessidades especiais tem toda a gente... todos somos especiais à nossa maneira... mas certas pessoas têm necessidades específicas porque não vêem bem, não ouvem bem, têm alguma deficiência cognitiva ou qualquer outro tipo de incapacidade.
Não parece importante, mas a verdade é que as palavras que usamos podem fazer a diferença e eu vou ter cuidado para que as minhas palavras contribuam para a mudança de alguns paradigmas existentes.
Bem... voltando a Cabo Verde...
Fiz muitos amigos... técnicos que trabalham em instituições de pessoas com deficiência, professores... os tais meninos de dedos tristes... e fiz amizade com um grupo de jovens muito especiais... alunos da Universidade de Cabo Verde que descobriram a magia da comunicação multiformato e multissensorial. Combinámos que iremos trabalhar em conjunto, em parceria alargada, para criar novos materiais que possam ser utilizados pela população Cabo Verdiana.
Estou ansioso por ver as coisas a acontecer.
Para já... aconselho-vos a saber mais sobre o PLIP - Projeto de Leitura Inclusiva Partilhada, pois isto de dinamizar novas formas de ler é mesmo giro!
Obrigada amigos Cabo Verdianos pelo vosso acolhimento! Espero aí voltar em breve... 


Blogue - O menino dos dedos tristes

Sem comentários: